As oportunidades na Nuvem para profissionais de TI
capatextoblog

Foto de cottonbro no Pexels

Muitas vezes olhamos para o mercado e, pela nossa cegueira natural apenas enxergamos aquilo que é “muito grande“. Olhamos para os grandes contratos, os números grandões do que receberemos pelos nossos esforços dentro do contrato..

Enfim só olhamos as coisas grandes.

E quem se propõe a olhar para os pequenos acaba encontrando uma verdadeira mina de ouro, mas por causa da cegueira “grandona” não consegue ver.

Acabamos de passar por mais um período da Black Friday. Os grandes magazines se organizaram ao longo do ano, comprando os pequenos que se ajustaram bem ao modelo da Black Friday, a exemplo da Magalu comprando o Kabum.

Os pequenos que foram ao mercado tiveram de lutar pelos demais consumidores, cansados de tomar “strike” dos maus comerciantes. E a briga fica bastante desigual.

Não estou falando em justiça nas vendas, já que o próprio mercado consumidor se encarrega de se livrar dos maus vendedores. Mas estou falando de um outro mercado que, sabendo que tem de entrar no mercado digital ainda reluta para fazê-lo.

E aí está a oportunidade.

Nem preciso fazer pesquisas para descobrir quantos dos profissionais de TI sabem como montar um bom servidor web, com segurança e velocidade. Sabem, também onde encontrar os melhores provedores com os melhores serviços para a hospedagem.

Que sabem montar uma boa plataforma para o site do cliente, com integração aos mais diversos meios de pagamento e que conhecem bem como montar esse ambiente em alta disponibilidade com baixo custo.

O pequeno empresário poderá até reclamar que custará mais do que os R$ 16,00 por mês de uma simples hospedagem; ou mesmo R$ 30,00 por mês para ir direto para uma plataforma de e-commerce.

Mas ele perceberá que esse mesmo valor é muito pequeno se comparado a perder vendas.

Um bom profissional de TI, alocado ou não pode pensar nesse tipo de solução com algo certo, pois existem muitas empresas pequenas no bairro onde mora que precisam entrar no jogo do comércio eletrônico, se quiserem sobreviver numa eventual próxima pandemia.

Afinal o profissional de TI vai entregar uma infraestrutura robusta, suportando um site de e-commerce confiável e dando ao seu cliente os rendimentos que ele busca sem precisar abocanhar parte das vendas. Apenas com um contrato mensal e bem estruturado.

Poderá trabalhar do conforto de casa e ainda, se quiser ajudar algum parente ou amigo que esteja desempregado a ter uma renda. O que poderá vir depois depende apenas da visão do profissional de TI e, tenho certeza de que poderá trazer novos serviços que darão suporte ao crescimento de seus clientes e, consequentemente o crescimento de sua própria empresa.

O começo será fácil? De forma alguma mas será possível se continuar buscando sem descansar e focando em como poderemos ajudar uns aos outros nessa batalha.

Eu, estou buscando sem descansar e tenho certeza de que poderemos trazer os bons resultados para a nossa família. Porque dor e sofrimento essa pandemia já trouxe bastante. Agora, precisamos nos ajudar para ajudar outros a se levantarem.